Não existem documentos que retratem a história da escola, porém, com base no depoimento da funcionária Alciméia Carlos dos Santos, conseguimos fazer um breve relato do histórico da unidade escolar.
Dona Alciméia, relatou que a 1ª escola funcionava numa casa e seus professores não tinham formação no magistério e nem em outra área, ela estudou nessa escola mais ou menos em 1965, e dois anos mais tarde O srº Crisanto Augusto de Araújo, mais conhecido como paizinho Crisanto, doou o terreno para a construção para o campo de futebol, para a igreja católica e para a escola que foi construída pelo governo do Estado e denominava-se Grupo Escolar, a partir de agora os professores eram formados e vinham do município vizinho de Campos dos Goytacazes, seu nome é o mesmo até hoje. A escola que até então pertencia ao Governo do Estado, a partir da emancipação do município de São Francisco de Itabapoana em 1996 – se desvinculando de São João da Barra- passou a ser escola Municipalizada.
A comunidade é formada basicamente por uma população de baixa renda, sendo que a maioria trabalha na agricultura, outros na campainha de energia que presta serviço na região, outra frente de trabalho é a prestação de serviços para a prefeitura municipal nas suas diversas áreas, tais como: educação, saúde, etc. O cristianismo se divide na comunidade entre católicos e evangélicos.
Parabéns pela iniciativa de resgatar a história da escola.
ResponderExcluir